Agilidade Carreira

O Mito da Certificação ágil

“Tirar certificação ou não, eis a questão.”

Muitos agilistas que estão caindo de paraquedas nessa área, tem entrado nesse dilema, que um dia eu também entrei. Afinal, tiro certificação ou guardo o meu dinheiro e invisto em outra coisa?

Esse é um dilema que é preciso tomar muito cuidado pois você acaba sendo julgado pelo que você tem no currículo: se você tira muitas certificações você fica conhecido por só fazer cursinhos rápidos e não vivenciar a prática. Se é ao contrário, você é desleixado com a carreira ou não gosta de estudar (mesmo que você tenha adquirido conhecimento nos livros). Mas o fato é: empresas olham seus certificados no currículo sim! Nunca esqueça que por trás de empresas existem pessoas e elas também tiraram certificados, fizeram mestrados etc. Talvez a melhor resposta seria: depende muito de quem vai analisar o seu currículo! Se for alguém da academia e você não tiver nenhuma certificação mas tiver um mestrado, você estará no topo da fila. Mas se for alguém que só tira certificações é isso que ele vai olhar no seu currículo!

Eu digo isso pois já estive dos dois lados. Já ajudei a selecionar centenas de profissionais, como também já fui selecionada por ter a certificação X. Certa vez tirei uma certificação e logo em seguida recebi uma proposta de uma empresa que trabalhava exatamente o mesmo framework em que eu recém tinha tirado, coincidência? Não.

Atuando hoje como consultora, muitas empresas pedem certificações específicas, não só para comprovar seus conhecimentos, mas por exigências contratuais.


Tenha o melhor dos dois mundos

A minha recomendação é que você invista em certificações, mas varie elas. Não adianta você tirar um PSM, CSM e um PMI-ACP. Entende que todas essas são mesma coisa? O ideal é que você faça um de Scrum, um de ágil em escala, uma pós graduação, e por aí vai. Sobre o Kanban, vale lembrar que o KMP (Kanban Management Professional, que é obtido somente se você fizer os dois cursos KMP1 e KMP2) é uma designação e não uma certificação. Mas eu acho ótimo pois você não precisa ficar pagando para as instituições ou refazendo provas, além disso o KMP não tem provas, assim como a nova certificação de Agile Coach Professional (UNI-ACP). Para mais detalhes do KMP eu recomendo que você veja o vídeo do Yoshima explicando sobre essas designações Kanban aqui! E se você ainda não conhece, ou não possuí nenhuma certificação Agile Coach, tem mais informações aqui.

Certificação não é tudo

Muitas pessoas investem pesado em cursos e certificações, (principalmente com o orçamento da empresa) mas estão acomodadas, as vezes na mesma empresa há anos, as vezes sem criar nada de novo, vivendo seus dias iguais, ou frequentando eventos sem repassar pra frente o conhecimento adquirido. Já vi pessoas usarem eventos como escape só pra poder sair um pouco da empresa. Tenha a atitude transformar sua vida, caso você esteja no lugar errado.

É preciso ter força de vontade

No final das contas toda empresa quer o resultado que você gera e não o que está no seu currículo, até porque pra atitude e força de vontade não existe faculdade, isso são característica que devem ser exercitadas como um músculo. Você que está lendo esse artigo por exemplo, já demonstra uma força de vontade e um interesse em ser cada vez melhor profissionalmente. A unica coisa que diferencia você de outra pessoa é a intensidade, frequencia e duração da sua força de vontade!

Pratique a autodisciplina

Você já percebeu que os outros não nos dão força de vontade e auto-disciplina? Por mais que você tenha um chefe te cobrando, as dificuldades que ultrapassamos e os obstaculos que vencemos, são consquistados por nós mesmos.

Quanto menos desejamos algo, colocamos menos energia, como por exemplo ações rotineiras. Perceba como podemos tirar mais satisfação de algo mesmo quando uma matéria é chata, isso depende da atitude de cada um de nós temos face a vida. Que grau de envolvimento quremos ter e dar as coisas, muito significativas ou as menos significativas? A decisão a este tipo de questão nos coloca frente a frente com o nosso grau de vontade.

Faça um exercício rápido:

De 0 a 5 qual é o seu grau de vontade no trabalho que você está executando essa semana? Esta é uma pergunta de difícil resposta, dado que temos sempre de estabelecer um alvo para a nossa “seta” da vontade. Estabeleça inicialmente por grau de prioridade algumas das coisas que gosta muito e quantifique-as em grau de vontade numa escala de 0 a 5.

Por exemplo, comece com algo simples:

  • Que vontade tenho para ir viajar?
  • Que vontade tenho para jogar?
  • Que vontade tenho para sair comer?

Inclua na lista por grau de prioridade algumas coisas que não gosta, que são difíceis ou chatas, mas que são necessárias fazer e quantifique-as em grau de vontade numa escala de 0 a 5. Agora tente responder novamente o seu grau de vontade de trabalhar, muito baixo? Você sabe porque você vai trabalhar todos os dias?

Encontre seu propósito de vida

Não só na sua vida, mas na vida das pessoas com quem você trabalha, tem um TED talk do Simon Sinek que ele fala:

“O propósito trás engajamento das pessoas.”

Baseado nisso, não posso deixar de destacar empresas que usam Golden Circle de dentro pra fora, começando pelo Por que? Como? E o que? Você já se perguntou na sua vida o porque você faz algo no seu trabalho, antes de explicar pra pessoas o que você faz? O que te move? O que te faz acordar todos os dias e sair de casa?

A vontade é uma decisão que depende unicamente de você!

Se agarre no seu propósito. Tudo depende do seu grau de prioridade, atitude e energia de como a vida é enfrentada. A vontade é um aliado da boa disposição, positivismo e otimismo. Cultiva-la é uma virtude.

Eu confesso que eu sou muito feliz fazendo o que eu faço, ainda mais agora com o lançamento do meu curso online de Lean Agile Coach, onde eu falo sobre tudo isso e dou muitas dicas sobre carreira! Sou muito grata a todos que me acompanham e me apoiam!

Eu espero que você também encontre o seu propósito, te desejo sucesso nessa jornada! E se você acha que pode ajudar alguém com este texto, compartilhe nas sua rede!

“O fato de você não estar aonde quer, já deveria ser a motivação suficiente!” – Chief Master Ozuna

Deixe uma resposta